Durante o século XX inúmeras pesquisas foram feitas acerca da comunicação. Apesar disso os dados coletados não foram significativos. Um dos objetivos desses estudos era associar a mídia à violência.
Existem varias formas de violência: violência anômica, uma forma extremamente cruel e sem motivos aparentes. Violência representada, é a mais visada pelo jornalismo, é a forma de agressão cotidiana. Violência sociocultural, o poder de uns sobre os outros devido a fatores culturais, como o machismo, o nazismo e o racismo. Violência sociopolítica é a agressão que o estado exerce.
O Brasil cresceu seus índices de violência assustadoramente. A cada sábado 100 pessoas são assassinadas. Esse número é o dobro do total de assassinatos em um ano na Austrália. A imagem de país sem violência que o Brasil já teve obviamente não é mais um fato.
A violência tem, caracteristicamente, um caráter destrutivo. Com exceção da violência ritualística, a violência tende a destruir a ordem. Por outro lado a foca é usada para impor a ordem. Países de primeiro mundo costumam na usar mais da foca para manter a ordem, mas isso não quer dizer que nunca fizeram uso desta anteriormente.
A mídia recria o mundo e projeta uma realidade falsa e inalcançável. As pessoas que tentam alcançar essa realidade ficam frustradas com o fracasso e podem se tornar violentas por causa disso.
Com o maior domínio das idéias capitalista a mídia passou a visar o lucro. As noticias passaram a ser produtos, quanto mais impactante é uma noticia mais ela é lucrativa. Uma noticia violenta é sempre alvo da mídia, pois essa noticia é algo que costuma chocar as pessoas e assim prender a atenção delas.
Os militares conseguem, em quase todos os casos, certo poder. Em países de terceiro mundo seu poder vem pelo medo, já em países do primeiro mundo o poder vem pela ideologia de proteção que os militares pregam. A mídia é um dos fatores que ajuda os militares a terem esse poder, pois essa faz uso de sãs redes de influencia e de certa manipulação das noticias.
Quanto maior o fluxo de informações, maior o poder do meio que o tem. A modernização acelera as transmissões de informações e assim aumenta, ainda mais o poder da mídia. A mídia, entretanto manipula as informações tal que essa exalta a violência e oculta a pobreza e as desigualdades, dando a falsa sensação de violência gratuita.
Como o objetivo dos meios de comunicação vem pendendo para o lucro, esses meios têm de ficar do lado dos poderosos. Atos como o da mídia em relação ao MST, ataques e marginalização do grupo, demonstram claramente esse partidarismo para o lado elitista.
Uma vez que a mídia toma partido para se beneficiar e ter lucro, os provedores desse lucro também vão buscar benefícios. A manipulação de informações para beneficiar os interesses dos patrocinadores é algo já de praxe. A mídia se tornou parcial, e normalmente essa parcialidade cai para o lado das elites.
Atualmente a mídia também se envolve na política. Um político é uma pessoa publica, logo deve preservar sua imagem, a mídia tem o poder de acabar com a imagem de uma pessoa, fazendo uso de verdades, ou de mentiras. Uma vez que a imagem de um político esta destruída seus concorrentes tem mais força.
As produções de grandes noticiam para serem vendidas é comum. A mídia pega fatos do cotidiano e transforma em terríveis catástrofes. Essa venda é o que passa a manter a mídia e dar a ela parte da importância que ela tem hoje.
A sociedade impõe a violência, prega-se uma idéia de que a violência é a ultima alternativa. Porém a violência sem razão se torna ódio, uma pessoa com ódio tende a ser menos racional e mais cruel. As elites se excluem do problema, se colocando numa bolha de realidade e não tomando nenhuma medida a respeito.
A sociedade tem que tomar uma posição contraria as atrocidades que ocorrem, a igualdade tem que ser um objetivo geral. Não é certo reprimir a violência com mais violência, devemos educar e assim conquistar aos poucos uma sociedade igualitária onde todos têm as mesmas chances. A mídia não pode ser tão partidarista, ainda mais quando esse partidarismo tem como único objetivo o lucro. Precisamos voltar a ter ideologias e não sermos movidos a dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário