Dia 17 de setembro o sindicato dos jornalistas vai promover um ato publico em defesa da obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Os participantes dessa manifestação irão se reunir na praça dos três poderes, as 13h, em frente ao STF. Haverá uma votação sobre o a obrigatoriedade do diploma jornalístico.
A votação no supremo definira permanentemente o impasse. A manifestação visa derrubar o projeto de desregulamentar a profissão de jornalista. Caso o diploma seja desnecessário, qualquer pessoa poderá exercer atividades jornalísticas.
O debate sobre o diploma jornalístico já é um tema recorrente. Se por um lado o profissional da comunicação deve ser alguém capacitado e consciente, por outro lado nada garante que essa capacitação estará presente em um diploma. Outro argumento para a não obrigatoriedade é a liberdade de imprensa, todos devem ter direito a se expressar.
A opinião publica parece dividida em parcelas quase iguais. Os entrevistados a favor fazem argumentação sobre a capacitação profissional, enquanto os contra defendem a liberdade de imprensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário